Publicar anúncio superior

ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA


O mundo é formado por diferentes tipos de materiais. Um material, nada mais é que uma porção da matéria. No geral, os materiais são formados por duas ou mais substâncias. 

A água em diferentes estados físicos.

 Uma maneira de classificar os materiais é através dos estados físicos em que se apresentam. Neste sentido, as substâncias que constituem os materiais podem se apresentar nos estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Estes estados de agregação da matéria ocorrem porque as partículas que compõem as substâncias se agrupam de maneiras diferentes. Assim, estes constituintes das substâncias podem estar mais próximos ou afastados uns dos outros. 

 

A abaixo são apresentadas algumas características desses três estados físicos:


Sólido

No estado sólido, as partículas que compõem a substância estão mais próximas, de modo que as forças de interação entre elas são mais fortes, restringindo sua movimentação. Nesse estado de agregação há baixa energia cinética entre partículas de modo que possui formato e volume definidos. 


Líquido

No estado líquido, as partículas da substância possuem maior liberdade de movimento que no estado sólido, mas ainda estão próximas umas das outras o que mantem seu volume definido sem, contudo, ter forma fixa. Isto possibilita aos líquidos a propriedade de escorrer permitido que assumam a forma de qualquer recipiente.

Assista ao experimento sobre difusão em líquidos para entender um pouco mais sobre estado de agregação. 



Gasoso

No estado gasoso, as partículas da substância estão bem afastadas. Elas se movimentam em alta velocidade, de modo que um gás não tem forma, nem volume fixos, mas se expande até preencher todo o recipiente que o contém.

Ao comprimir-se um gás, o espaço entre suas moléculas diminui, contudo, o tamanho dessas partículas não é alterado. 


                                                         Assista a esta videoaula

 
Publicado por: Michele S. G. Marchão                             





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicar anúncio superior